sábado, 16 de maio de 2020

Enorme quantidade de óleo nos navios-tanque mostra excesso de oferta no mercado de petróleo

navio petroleiro

Um dos sinais mais óbvios de excesso de oferta no mercado de petróleo – os milhões de barris armazenados em navios-tanque em todo o mundo – mostra sinais muito convencionais de encolhimento.

Na quinta-feira, os comerciantes de petróleo no Mar do Norte ofereceram à venda cerca de 8 milhões de barris de petróleo a um preço estabelecido pela S & P Global Platts. Algumas das 13 cargas foram armazenadas anteriormente no mar. As propostas – a maioria delas não terminaram nos negócios – foram as primeiras, pois no início do mês passado o superávit global começou a se espalhar para os navios-tanque.

As propostas dão uma ideia de como os negociadores físicos de petróleo veem um importante mercado de petróleo do Mar do Norte, onde os preços servem como guia para milhões de barris em todo o mundo. A quantidade armazenada em navios em todo o mundo também mostra sinais preliminares de declínio. Segundo a empresa de analistas Vortexa Ltd., atingiu 155 milhões de barris na quinta-feira, em comparação com 176 milhões de barris na semana passada. Embora os volumes tenham diminuído, o valor flutuante ainda é duas vezes maior do que há dois meses

“O petróleo em uma instalação de armazenamento flutuante provavelmente cairá primeiro e mais rapidamente em qualquer força de demanda, pois geralmente é a forma mais cara de armazenamento”, disse Jay Maru, analista sênior da Vortexa.

Contango encolher

Segundo a Bloomberg, apenas no Mar do Norte, nos portos europeus, existem 10,8 milhões de barris de petróleo, o que não foi observado por um período significativo de tempo. Quatorze navios transportam petróleo bruto Brent, Quarenta e Ekofisk, e noruegueses nos outros três e óleo de Claire em um. A quantidade de mercadorias oferecidas ou vendidas caiu para 9 entregas na sexta-feira, ou 5,4 milhões de barris.

É muito cedo para discutir se um tesouro flutuante minguante marcará o início de uma tendência ou se são apenas os fluxos e refluxos do comércio. A maioria das estimativas mostra que a produção de petróleo continua a exceder a demanda por milhões de barris por dia, o que implica que há um excesso a ser mantido.

No entanto, a queda nos estoques no mar reflete um declínio acentuado nos benefícios financeiros que o mercado de petróleo oferece para aqueles que o detêm.

O chamado supercontango, onde os preços dos produtos mais urgentes foram significativamente reduzidos em comparação com os meses posteriores, caiu acentuadamente nas últimas semanas. Em um estágio, a diferença entre o Brent do primeiro mês e o fornecimento de seis meses foi de US $ 14 por barril. Isso equivale a US $ 28 milhões para um superpetroleiro padrão. Agora, a diferença é de apenas US $ 3,43 e não cobre o custo da contratação de um navio.

A imagem exata do armazenamento flutuante – e de que as negociações estão em andamento – também é confusa.

Muitas embarcações foram reservadas com opções de armazenamento há algumas semanas e estão apenas começando a fazê-lo. Segundo Eugene Lindell, analista de mercado para serviços de consultoria da JBC Energy GmbH, muitos deles continuarão sendo armazenados porque foram contratados por um período fixo de vários meses.

Mas a parte do armazenamento descontinuado foi realizada por razões logísticas – o navio poderia estar atrasado para descarregar porque o terminal de recebimento não estava pronto, o que permitia ao armador cobrar uma taxa de espera cara, conhecida no setor de navegação como demurrage.

“Todos os dias quando você é preso, você paga demurrage, de modo que há muito interesse em resolver o problema”, disse Lindell. “Se você olhar para os indicadores atuais do contango, é difícil trabalhar agora.”

Sinais da implantação – ou pelo menos uma desaceleração na taxa de crescimento – da instalação de armazenamento flutuante ocorrem em meio a sinais crescentes de recuperação da demanda de petróleo. Os superpetroleiros que estão indo para a China têm mais petróleo do que nunca nos últimos três anos, e o consumo de combustível na Europa e nos Estados Unidos está crescendo lentamente. embora o risco de uma segunda vaga de casos do Covid-19 no mercado seja alto.

Apesar disso, a venda consecutiva de carga armazenada anteriormente pode sufocar os futuros comícios do preço do petróleo, uma vez que o armazenamento flutuante é geralmente visto como um sinal de excesso de oferta do mercado.

“Ainda há muita carga não vendida no Mar do Norte aguardando descarga, portanto, uma mudança no contango poderia resolver esse problema em primeiro lugar”, disse Keith Haines, analista da Energy Aspect. “Vimos um retorno ao bloqueio em partes da Ásia, então não há garantia de que voltaremos ao normal”.

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